Utilizar soluções inteligentes para fazer a gestão fiscal de uma empresa é um diferencial competitivo enorme. Muitos gestores preferem sistemas específicos para determinados setores, outros gostam de acumular todas as funções em um único. Mas certamente, qualquer administrador que preze pela produtividade e eficácia da gestão utiliza a Mensageria de notas fiscais. Você sabe o que é isso?
Mensageria é uma espécie de carteiro, que propicia o envio e a recepção de mensagens de maneira segura. Ela possibilita a integração de todos os sistemas e a economia de tempo, uma vez que o receptor da mensagem não precisa estar online para recebê-la quando é publicada.
Em outras palavras, é um serviço que intermedeia a troca de mensagens entre sistemas, objetivando a integração de serviços.
Compliance fiscal é um procedimento de conformidade tributária, cujo sistema de gestão é aplicado para evitar complicações penais e fiscais. Intimamente ligado à saúde financeira da empresa, podemos defini-lo, de forma mais prática, como um conjunto de políticas ou diretrizes estabelecidas para que as atividades cumpram as normas legais estabelecidas.
Quando a compliance fiscal é bem executada, é possível identificar desvios e potenciais erros, relacionados ao funcionamento da empresa, e colocar em prática ações que os neutralize, para que não ensejem autuações fiscais no futuro. É, por isso, uma importante prática que confere vantagem competitiva no mercado e proporciona a sustentabilidade da organização empresarial.
E qual a relação da compliance fiscal com a mensageria?
A mensageria contribui para que o empreendimento esteja adequado às normas legais, uma vez que faz a emissão e o recebimento automático de notas fiscais, cumprindo as obrigações acessórias exigidas para os tributos a ela relacionados. É importante lembrar que o descumprimento dessas exigências podem ocasionar multas e autuações que podem inviabilizar o negócio.
A atuação da Mensageria na nota fiscal eletrônica é bastante simples, seja na emissão ou no recebimento, ainda que em grande volume. Normalmente, na emissão em lote, utiliza-se timer para conferir facilidade e agilidade. Assim, as notas fiscais são validadas e facilmente integradas a qualquer solução de ERP.
Se o gestor adotar uma solução inteligente em lote, é possível colocar vários processos de emissão de NF-e simultaneamente, utilizando todos os recursos tecnológicos do serviço. Os passos da mensageria de emissão de nota fiscal, por exemplo, são:
A adoção do serviço de mensageria traz muitas vantagens para o gestor, que vão além do aumento da produtividade, da economia de tempo e da eficácia na administração. Há diferenciais relacionados à integração, à gestão fiscal e ao processo.
Quanto à integração, um bom serviço de mensageria pode ser incorporado e integrado com o SPED, além de realizar validações fiscais e de conteúdo. No decorrer do processo, ele automática a emissão de notas de serviço, facilitando o pagamento dos tributos municipais (guias de recolhimento) e reduzindo os custos de impressão e armazenamento, além de dispensar a DEF (Declaração Eletrônica de Serviços).
No tocante à gestão fiscal, a mensageria é a base única de informações de entrada e saída, capaz de gerar o SPED Contábil e Fiscal dentro do mesmo ambiente. É um serviço que também armazena protocolos de consulta (por transação) e possui um painel gerencial para acompanhamento do processo.
Por fim, cabe destacar que a mensageria atende a muitos padrões dos municípios (ABRASF, GINFES, SIAFI) e possui flexibilidade para implementar novos padrões.
Se você ainda não possui o serviço de Mensageria, precisa ficar atento para que seja sempre capaz de entregar as obrigações fiscais de seu negócio. Qualquer erro relacionado a isso pode ocasionar multas, o que prejudica bastante a saúde financeira da empresa.