Você sabe o que é  TCP e UDP?
Você sabe o que é TCP e UDP?
postado por Confidence IT 17 de setembro 2018

Você provavelmente já viu referências a TCP e UDP ao configurar o encaminhamento de porta em um roteador ou ao configurar um software de firewall. Esses dois protocolos são usados ​​para diferentes tipos de dados.

O TCP / IP é um conjunto de protocolos usados por dispositivos para se comunicar pela Internet e pela maioria das redes locais. Ele é nomeado após dois dos protocolos originais – o protocolo TCP e o protocolo IP.

O TCP fornece aos aplicativos uma maneira de fornecer (e receber) um fluxo ordenado e verificado por erros dos pacotes de informações pela rede. O User Datagram Protocol (UDP) é usado por aplicativos para fornecer um fluxo mais rápido de informações, eliminando a verificação de erros. Ao configurar algum hardware ou software de rede, talvez seja necessário saber a diferença.

O que TCP e UDP têm em comum?

TCP e UDP são protocolos usados ​​para enviar bits de dados – conhecidos como pacotes – pela Internet. Ambos os protocolos são construídos sobre o protocolo IP. Em outras palavras, se você está enviando um pacote via TCP ou UDP, esse pacote é enviado para um endereço IP.

Esses pacotes são tratados de maneira semelhante, pois são encaminhados do seu computador para roteadores intermediários e para o destino. TCP e UDP não são os únicos protocolos que funcionam em cima do IP. No entanto, eles são os mais utilizados.

Como funciona o TCP

O TCP é o protocolo mais comumente usado na Internet. Quando você solicita uma página da Web em seu navegador, o computador envia pacotes TCP para o endereço do servidor da Web, solicitando que ele envie a página da Web de volta para você.

O servidor da Web responde enviando um fluxo de pacotes TCP, que seu navegador da Web une para formar a página da Web. Quando você clica em um link, entra, faz um comentário ou faz qualquer outra coisa, seu navegador envia pacotes TCP para o servidor e o servidor envia os pacotes TCP de volta.

O TCP tem tudo a ver com confiabilidade – os pacotes enviados com o TCP são rastreados para que nenhum dado seja perdido ou corrompido em trânsito. É por isso que os downloads de arquivos não são corrompidos mesmo se houver falhas na rede. É claro que, se o destinatário estiver completamente offline, o seu computador irá desistir e você verá uma mensagem de erro informando que ele não pode se comunicar com o host remoto.

O TCP consegue isso de duas maneiras. Primeiro, ordena pacotes numerando-os. Segundo, verifica o erro fazendo com que o destinatário envie uma resposta ao remetente informando que recebeu a mensagem. Se o remetente não obtiver uma resposta correta, ele poderá reenviar os pacotes para garantir que o destinatário os receba corretamente.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares