Importância do Sped Contábil para a gestão empresarial
Importância do Sped Contábil para a gestão empresarial
postado por CONFIDENCE IT 1 de Maio 2017

Uma gestão empresarial bem feita sempre se utiliza das soluções tecnológicas para driblar os desafios de um negócio. O governo brasileiro também adotou essa premissa ao instituir o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. O SPED é um meio eletrônico responsável por reunir todas as informações da gestão financeira, contábil e tributária de uma empresa.

O quê se vende? Para quem se vende? Por quanto se vende? São perguntas facilmente respondidas com a instituição do SPED. O SPED Contábil, uma parte do SPED, é diretamente responsável por essas informações, e já é possível imaginar porque é tão importante para a gestão empresarial!

SPED Contábil

A Escrituração Contábil Digital (ECD), também chamada de SPED Contábil, tem por objetivo substituir a escrituração física, em papel, pela escrituração enviada por arquivo digital. Em outras palavras, transmite uma versão digital do Livro Diário, do Livro Razão, do Livro Balancetes Diários, dos Balanços e das fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Sendo parte de um todo (SPED), a ECD sempre traz novidades com as atualizações legislativas, e o empresário deve ficar atento para que não transmita as informações devidas com erros de prazo, lançamento etc. Ele contribui para a compliance fiscal da empresa, facilita e otimiza a gestão empresarial.

Facilita a compliance fiscal

Compliance fiscal é um procedimento de conformidade tributária, cujo sistema de gestão é aplicado para evitar complicações penais e fiscais. É um conjunto de políticas ou diretrizes estabelecidas para que as atividades cumpram as normas legais postas, e está intimamente ligado à saúde financeira da empresa.

Se bem executada, a compliance fiscal identifica desvios e potenciais erros relacionados ao funcionamento da empresa. Com isso, pode colocar em prática ações que os neutralize, para que não ensejem autuações fiscais no futuro. É, por isso, uma importante prática que confere vantagem competitiva no mercado e proporciona a sustentabilidade da organização empresarial.

O SPED Contábil obriga o gestor a ter um controle enorme das informações que constam em livros importantes do negócio (Diário, Razão, Balancetes Diários etc.). Essa necessidade facilita a aplicação da compliance fiscal, da conformidade tributária com a legislação vigente. É parte de uma estratégia para minimizar os riscos decorrentes do desconhecimento do cenário fiscal e tributário.

Facilita e otimiza a gestão empresarial

Se já é difícil fazer uma gestão fiscal eficiente, imagine efetuar a gestão de todo o negócio! Para facilitar, o SPED Contábil, por meio dos arquivos digitais, traz diversos benefícios para facilitar o otimizar a gestão empresarial, como:

  • Reduzir custos ao dispensar a emissão e o armazenamento de documentos em papel, principalmente dos livros;
  • Reduzir custos ao racionalizar e simplificar as obrigações acessórias;
  • Uniformizar as informações que os contribuintes prestam às unidades federadas (municipal, estadual e federal);
  • Reduzir as chances de envolvimento involuntário em práticas fraudulentas;
  • Confere rapidez no acesso às informações, o que facilita a compliance e a gestão;
  • Possibilita a troca de informações entre os próprios contribuintes, uma vez que há um leiaute padrão oferecido pelo SPED;
  • Reduz os custos administrativos;
  • Melhora a qualidade da informação;
  • Possibilita o cruzamento de dados contábeis e fiscais;
  • Disponibiliza cópias autênticas e válidas da escrituração para usos distintos e concomitantes.

Contribui para o combate da sonegação fiscal

O principal objetivo do SPED, e consequentemente do SPED Contábil, é o combate à sonegação fiscal. Em 2016, a Fundação Getúlio Vargas efetuou um estudo que estimou em 18,3% do Produto Interno Bruto o índice de informalidade, o correspondente a R$ 663,4 bilhões em 2015.

No Brasil, temos um índice de economia informal altíssimo, que faz com que a Receita Federal tenha perdas de arrecadação astronômicas. Ao se utilizar da tecnologia, o governo tenta ser mais efetivo nesse combate, criando mecanismos para os trabalhadores informais se formalizarem e passarem a contribuir devidamente pela sua atividade econômica.

O SPED Contábil é essencial para uma gestão empresarial de sucesso. Para que as obrigações sejam transmitidas corretamente, o empresário deve saber fazer a contabilidade digital e se aproveitar da parceria com a tecnologia, que beneficia seus negócios. A forma mais prática para isso acontecer é encontrar soluções fiscais que se adequem melhor ao empreendimento, como as fornecidas pela Confidence It.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato ou deixe um comentário abaixo!

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares