Por que optar por uma solução compliance fiscal?
Por que optar por uma solução compliance fiscal?
postado por CONFIDENCE IT 2 de outubro 2017

Todo empresário deve realizar uma boa gestão fiscal do seu negócio. A facilidade de realizar a contabilidade com o auxílio da tecnologia tem levado muitos a procurarem soluções adequadas para a administração da empresa como um todo. Pensando nisso, preparamos o presente texto para que você entenda de uma vez por todas porque deve optar pela solução compliance fiscal.

A solução compliance fiscal

A solução fiscal compliance é uma das ferramentas fiscais mais importantes para se automatizar um negócio, pois possibilita a entrega das obrigações no prazo correto devido às suas características. Como principais pontos, podemos citar a integração entre sistemas de gestão e entre eles e os sistemas governamentais (SPED), além da atualização legislativa e da unificação dos dados em uma base.

Ela possui tecnologia completamente virtual e atende às necessidades relativas à mensageria, à automação dos processos, aos cálculos fiscais e ao cumprimento de obrigações legais (cálculo, apuração, escrituração, declaração, compensação e recolhimento).

Podemos dizer que, a partir dessas funcionalidades, os empreendedores que sabem como funciona a solução fiscal compliance e fazem uso dela possuem vantagem competitiva por estarem sempre de acordo com a legislação.

Porque optar pela solução compliance fiscal

Uma solução tecnológica que possui as características que a solução compliance fiscal apresenta é muito valiosa para o gestor de um negócio. Dentre os motivos para adotá-la, estão diminuição de autuações pelo Fisco, integração com o ERP, vantagem competitiva e controle de ações internas e externas.

Em especial, devemos destacar a entrega das obrigações fiscais no prazo e a atualização automática das normas fiscais e tributárias.

Entrega das obrigações fiscais no prazo

A entrega de obrigações fiscais de maneira correta e em tempo hábil é um desafio para os gestores. O volume de informações a ser gerido é enorme, e o Fisco, de quando em quando, cria uma nova obrigação acessória, aumentando esse volume – e a dor de cabeça do administrador.

O gestor sem capacidade de entregar as obrigações no prazo correto, seja pelo motivo que for, atrapalha seu próprio negócio. Isso é ocasionado especificamente pela dificuldade de manejar planilhas e a pouca produtividade.

Para driblar esse problema, é preciso utilizar uma ferramenta que reúne os dados fiscais em uma única base, uma vez que a informação tem papel estratégico na administração do negócio. E essa ferramenta é a solução fiscal compliance!

A solução fiscal é responsável por gerir as obrigações fiscais relativas ao SPED Fiscal, SPED Contábil, ECF, EFD Contribuições, CIAP, bloco K, DIRF e outros. A mensageria se relaciona com a gestão de NF-e, CT-e, MD-e, MDF-e, NFS-e, com a Gestão e Recuperação de XML de Entradas.

Com um único banco de dados para gerir as informações de todas essas obrigações fiscais acessórias, é muito mais fácil entregá-las dentro do prazo e de acordo com as regras brasileiras. Entretanto, a entrega está diretamente relacionada com a atualização legislativa.

Atualização legislativa

As inúmeras obrigações impostas pelo Fisco brasileiro podem tornar a administração de uma empresa uma tarefa muito difícil. Ela se torna ainda mais complicada com a quantidade de normas que mudam diariamente na área fiscal e tributária. Com a Solução Fiscal Compliance, o sistema é atualizado automaticamente de acordo com as novas regras, facilitando a conformidade.

São mais de 6.000 regras fiscais já cadastradas e parametrizadas no sistema, que são constantemente atualizadas de acordo com as mudanças na legislação brasileira.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil edita cerca de 800 normas por dia, sendo 5,4 milhões desde a Constituição de 1988. “Dentre as normas editadas, 363.779 se referem a matérias tributárias, o que representa mais de 1,88 normas tributárias por hora em um dia útil”.

A maior parte dessas normas são cobranças, o que dificulta a vida do contribuinte. Isso exige da pessoa jurídica toda a ajuda possível, desde um profissional da área até uma solução tecnológica. Eles contribuirão para a compreensão e para o cumprimento de todas as regras, evitando complicações com o Fisco.

 

Adotar uma solução fiscal compliance é uma forma de investir na saúde financeira do seu negócio. Está esperando o quê? Entre em contato conosco e veja nossas soluções para seu empreendimento.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares