Como funciona uma solução fiscal compliance?
Como funciona uma solução fiscal compliance?
postado por CONFIDENCE IT 3 de outubro 2017

A gestão fiscal é crucial para o desenvolvimento de um negócio. A vida desse gestor foi facilitada com a integração entre a tecnologia e a contabilidade. A solução fiscal compliance é uma das ferramentas essenciais para realizar a administração fiscal. Porém, antes de adotá-la, é preciso compreendê-la. Como funciona uma solução fiscal compliance?

O que é compliance fiscal?

Compliance fiscal é um procedimento de conformidade tributária, cujo sistema de gestão é aplicado para evitar complicações penais e fiscais. Intimamente ligado à saúde financeira da empresa, podemos defini-lo, de forma mais prática, como um conjunto de políticas ou diretrizes estabelecidas para que as atividades cumpram as normas legais estabelecidas.

Quando bem executada, a compliance possibilita identificar desvios e potenciais erros, relacionados ao funcionamento da empresa, e colocar em prática ações que os neutralize, para que não ensejem autuações fiscais no futuro.

Por este motivo, é considerada uma prática que confere vantagem competitiva no mercado e proporciona a sustentabilidade da organização empresarial.

Mas, antes disso, aplicar esse procedimento de conformidade tributária é ser ético no exercício da atividade empresarial. Alinhar-se com as diretrizes legais, regulatórias e políticas estabelecidas para o modelo de negócios é uma forma de mostrar ao Estado que você, efetivamente, contribui para a roda econômica girar no eixo.

Como adotar a compliance em sua empresa?

Para facilitar a adoção da compliance fiscal em seu negócio, é preciso pensar em soluções tecnológicas que contribuem para a produtividade da gestão fiscal. Isso porque a compliance envolve ações de análise do enquadramento tributário, das obrigações fiscais e de ocorrências que podem gerar autuações.

Com o objetivo de diminuir os riscos do empreendimento no tocante às obrigações fiscais, as soluções tecnológicas podem integrar as informações em um único local. Isso permite a geração de relatórios de apoio, que facilitam o cumprimento dentro do prazo das obrigações acessórias. Para adotar uma boa tecnologia, é preciso entender como funciona uma solução fiscal compliance.

Como funciona uma solução fiscal compliance?

A solução fiscal compliance é uma das ferramentas fiscais mais importantes para se automatizar um negócio, pois possibilita a entrega das obrigações no prazo correto devido às suas características. Como principais pontos, podemos citar a integração entre sistemas de gestão e entre eles e os sistemas governamentais (SPED), além da atualização legislativa e da unificação dos dados em uma base.

Ela possui tecnologia completamente virtual e atende às necessidades relativas à mensageria, à automação dos processos, aos cálculos fiscais e ao cumprimento de obrigações legais (cálculo, apuração, escrituração, declaração, compensação e recolhimento).

Podemos dizer que, a partir dessas funcionalidades, os empreendedores que sabem como funciona a solução fiscal compliance e fazem uso dela possuem vantagem competitiva por estarem sempre de acordo com a legislação.

Por que é importante ter uma solução fiscal compliance?

Todo administrador sabe que o número e a complexidade de obrigações fiscais são infinitas e que, para aplicar a compliance fiscal na empresa, é preciso adotar soluções tecnológicas que otimizem a vida do gestor e a entrega das obrigações.

A tecnologia é um investimento em segurança. Ao mapear todas as atividades e os processos empresariais, é possível analisar e eliminar os riscos de autuações fiscais. Com a adoção das práticas corretas, o gestor gera uma economia de recursos a longo prazo. Isso porque a conformidade tributária e fiscal afasta as multas e os encargos excessivos.

Além disso, a solução fiscal compliance, ao contribuir para a conformidade legal da empresa, melhora a forma como o negócio é visto pelo público e pelos demais destinatários (funcionários, fornecedores, parceiros etc.). Ou seja, cria-se autoridade.

Por fim, quando o gestor entende como funciona uma solução fiscal compliance, consegue aumentar a produtividade do negócio. Os processos ficam padronizados e são otimizados pela automatização, o que evita erros de lançamento, por exemplo.

Em suma, a solução fiscal compliance é importante para que o administrador exerça sua atividade sem muita dificuldade, com reconhecimento e inteiramente dentro da lei.

Agora que você já sabe como funciona uma solução fiscal compliance, está esperando o quê para usufruir dos benefícios que ela pode te proporcionar? Entre em contato conosco!

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares