Parceria entre Tecnologia e Contabilidade beneficia os negócios
Parceria entre Tecnologia e Contabilidade beneficia os negócios
postado por Mariana Pajuelo 10 de março 2017

O mundo contábil é complexo, porém necessário. Com o desenvolvimento dessa área no mundo corporativo e a inclusão de ferramentas de gestão, surge a necessidade de coletar, elaborar, analisar e fornecer informações com agilidade, qualidade e quantidade. Para se ter uma boa visão da empresa, são necessárias várias informações, de diversos setores e tipos praticamente em tempo real. Ainda mais nesse mundo globalizado e competitivo atual, onde não se pode perder tempo nas decisões e nos negócios.

Para contribuir com o gerenciamento das informações contábeis, a informática surge como uma parceira de grande valor. Tarefas que levavam horas, às vezes até dias, são realizadas em questão de minutos. Relatórios complexos e completos são elaborados e emitidos facilmente, como, quando e quantas vezes forem necessárias. Erros de cálculo e falhas semelhantes são evitados e/ou reduzidos.

Muitas ferramentas surgem a cada ano e, além das tarefas básicas, tradicionais da Contabilidade, a informática oferece novas opções e novos recursos que a tornam mais eficiente e útil. Também oferece vários recursos de comunicação e informação, que enriquecem o trabalho da Contabilidade e a mantém atual com relação às técnicas de trabalho, legislações e outras informações necessárias.

Hoje, com o desenvolvimento tecnológico houve a substituição dos “velhos livros” por arquivos e dados eletrônicos. Reduz-se o volume dos arquivos e permite mais segurança no armazenamento dos dados e facilita possíveis consultas. Existem softwares específicos para o registro e controle de notas fiscais (tanto entrada/compra quanto saída/venda), para o registro e controle dos funcionários, ou seja, da parte trabalhista, para registro e controle patrimonial (setor contábil), para a elaboração de relatórios, informativos aos órgãos competentes, impostos, tributos e contribuições e várias outras funções e recursos relacionados à Contabilidade.

Na área fiscal, mais especificamente sobre registro e controle de notas fiscais, o software minimiza a quantidade de erros, pois o próprio sistema efetua os cálculos. Há muito mais segurança nos registros, realizados de forma organizada, rápida e eficiente. Todos os impostos, tributos e contribuições relacionados às notas fiscais, são elaborados e entregues para pagamento dentro do prazo evitando maiores complicações paras empresas e para os contabilistas.

E para facilitar o trabalho no setor trabalhista, os softwares registram os dados cadastrais das empresas e de seus funcionários, além dos dados informados no dia a dia, como afastamentos, atestados médicos, horas extras, abonos, etc. Praticamente todas as atividades do setor são efetuadas e controladas automaticamente pelo sistema, bastando apenas informar os dados e efetuar uma simples conferência. Estes módulos elaboram relatórios e informativos obrigatórios e úteis (necessários) como folhas de pagamento (holerite) e informações relativas ao fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).

Tudo isso é possível graças ao avanço tecnológico que otimiza o trabalho, reduz o tempo e custos envolvidos na operação. Você também pode ter essas facilidades por conhecer nossas soluções em tecnologia e informação para as áreas fiscais e contábeis!

Com informações do site: www.artigonal.com

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares