O que é Compliance Fiscal e quais são seus benefícios para minha empresa?
O que é Compliance Fiscal e quais são seus benefícios para minha empresa?
postado por Confidence IT 21 de setembro 2018

Compliance quer dizer literalmente Conformidade, no caso de Compliance Fiscal, significa “cumprir uma norma”, ou seja, basicamente agir de acordo com ela, cumprir uma regra, comando ou pedido. É muito usada em empresas e organizações.

De forma resumida este termo significa que é necessário agir da melhor maneira e adotar a melhor forma e processo na execução do trabalho. Sendo assim, é certo afirmar que, no mundo corporativo, Compliance são um composto de disciplinas para cumprir normas legais e regulamentadoras, políticas e diretrizes estabelecidas para um negócio ou atividades da organização, tudo por meio de ferramentas que auxiliam esses controles.

É necessário estar em conformidade com as normas do Fisco e não é novidade que o mundo fiscal tem uma complexidade que deixa muitos gestores preocupados, pois a legislação sofre atualizações constantes.

Isso faz com que o calendário de obrigações fiscais das empresas se torne extenso, tendo que ser cumprido para não sofrer nenhuma penalização. Neste artigo falaremos dos benefícios da Compliance Fiscal para as empresas, sua origem e aplicabilidade.

O que é Compliance Fiscal?

Para quem ainda não viu outros artigos do blog sobre o assunto. Vamos relembrar o que é a Compliance Fiscal. É um procedimento de conformidade tributária, cujo sistema de gestão é aplicado para evitar complicações penais e fiscais.

Intimamente ligado à saúde financeira da empresa, podemos defini-lo, de forma mais prática, como um conjunto de políticas ou diretrizes estabelecidas para que as atividades cumpram as normas legais estabelecidas.

Como se iniciou a Compliance?

Tudo começou no início dos anos 90. A ideia era usar as normas dentro dos bancos para uma melhor adequação jurídica. Depois foi-se percebendo que a Compliance poderia ser adotada por outros setores e processos internos, uma vez que, sua abordagem é ampla e se estende muito além de cumprimento das leis.

O destaque se deu na área fiscal devido a demanda de conhecimento pleno dos processos financeiros, bem como da harmonização contábil. Havia um ambiente propício para a utilização de procedimentos dinâmicos e muito carente de uma organização estratégica. Foi lá que Compliance surtiu mais efeito.

Benefícios da Compliance Fiscal

Agora que relembramos o que é a Compliance e como tudo começou. Vamos listar brevemente benefícios práticos da Compliance Fiscal para sua empresa. São eles:

Controle

O controle mediante a Compliance fiscal permite

  • Conferir as pendências que serão entregues em suas respectivas datas;
  • Controlar as demandas das entregas;
  • Fazer a guarda de arquivamentos digitais em arquivos xmls como a nfe, por exemplo;
  • Facilitar o acesso às obrigações exigidas que já foram entregues;

Há uma sequência de outros benefícios somente dentro do controle que poderíamos elencar, podemos tirar qualquer dúvida sobre o assunto.

Valorização da empresa

Cumprir adequadamente o conjunto de normas garante um maior reconhecimento no mercado, ou seja, isso aumenta a valorização da empresa. Valorização gera melhores linhas de crédito, dentre outros benefícios que o reconhecimento de uma empresa meticulosa que cumpre as obrigações traz.

Segurança

A compliance verifica se o recolhimento é adequado ao segmento que sua empresa possui, e revela a importância de disciplinar o cotidiano operacional para o atendimento de todas as exigências. Ou seja, as melhorias na segurança são:

  • prevenção de fraudes;
  • auxílio nas auditorias, internas e externas;
  • segurança da informação;

A Compliance Fiscal se mostra eficiente para que a empresa possa cumprir todas as exigências que o Fisco as coloca constantemente. Com este método fica mais fácil eliminar qualquer irregularidade e por fim não sofrer nenhuma penalização quanto a isso.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares