3 habilidades que nunca serão automatizadas
3 habilidades que nunca serão automatizadas
postado por CONFIDENCE IT 12 de setembro 2018

Os jovens profissionais de hoje cresceram numa era de mudanças tecnológicas espantosas, vendo o crescimento da internet, a invenção do smartphone e o desenvolvimento de sistemas de aprendizado de máquina.

Todos esses avanços apontam para a automação total de nossas vidas, incluindo a forma como trabalhamos e fazemos negócios. Não é de admirar, portanto, que os jovens estejam preocupados com sua capacidade de competir no mercado de trabalho.

Como executivos que passaram a vida avaliando e implementando a tecnologia digital em todo tipo de organização, muitas vezes somos questionados por eles: “O que devo aprender hoje para que tenha um emprego no futuro?”.

Por isso mostraremos aqui 3 habilidades que não só não serão automatizadas, mas também capacitarão para bons empregos.

Comunicação

Em um mundo onde o uso total de mídia por adultos é de quase 12 horas um dia, em média, as habilidades de comunicação são essenciais para atrair a atenção das pessoas e movê-las para a ação.

A forma mais básica de comunicação é construir uma história convincente. Em vez de listar apenas fatos, contadores de histórias atraentes usam tanto dados suaves quanto dados mais agressivos.

Na comunicação eficaz, história e fato, a retórica e a ciência se entrelaçam para mobilizar as emoções dos outros para agir sobre um tópico ou uma iniciativa, a capacidade de se comunicar convincentemente sempre estará em alta demanda e difícil de automatizar.

Treinamento/Ensino

As máquinas fizeram grandes contribuições para a qualidade e a acessibilidade da educação, desde os cursos on-line massivos abertos até o ensino e simulações para aulas. Nas organizações comerciais, no entanto, onde o ensino exige compreensão do contexto de desenvolvimento de uma pessoa dentro da organização, os gerentes e treinadores brilham.

Quando a equipe se encontra desmotivada sem muita eficiência no treinamento e aprendizado não é uma máquina que usará métodos didáticos para promover o ensino, isso só um humano poderá fazer. Por isso, se especializar em treinamento de equipe nunca vai te deixar na mão.

Conteúdo

Claro, a comunicação deve ser sobre um determinado tópico. E se você sabe muito sobre um determinado tema, você tem uma base rica para trabalhar. Computadores estão longe de destrinchar um conteúdo com a mesma habilidade que humanos.

Se equipara muito ao ensino, treinamento e coaching. A maneira como você redigirá o conteúdo é o diferencial do fator humano que jamais será substituído.

Então, você tem: 3 habilidades que um robô não tem e não terá no futuro previsível. Para ter certeza, os robôs ajudarão as pessoas a desenvolver esses tipos de habilidades, mas uma pessoa – de preferência você – as possuirá.

Ainda há outras habilidades que não serão substituídas por computadores, porém essas três muitas vezes são alvo de criticas e por isso nós decidimos reforçar que investir nestes conhecimentos é, sem sombra de dúvida, investir no futuro e na qualidade do seu trabalho. Não tenha medo e seja a melhor versão de si mesmo tanto nestas áreas como em qualquer outra por você escolhida.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares