E-social 2018 – O que é e como funciona?
E-social 2018 – O que é e como funciona?
postado por Confidence IT 11 de julho 2018

O e-social será em implantado em 2018 em 3 etapas, para todas as empresas a partir deste ano de 2018. A ferramenta do governo que se destina a reunir e armazenar informações dos milhares de trabalhadores do país será executada por várias empresas privadas e entes públicos.

Esta nova maneira de organizar a prestação de informações é uma parceria feita com o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, INSS, Secretária da Previdência Social e Receita Federal. Todos envolvidos para promover uma forma das empresas cumprirem com suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de maneira unificada.

Por isso, elaboramos este artigo para que você fique por dentro das etapas a serem concluídas, quando elas iniciam, e em cada fase o que deve ser feito pela empresa. Confira!

Primeira etapa do E-social: faturamento anual superior a 78 milhões

As empresas que obtiveram em seus rendimentos lucros superiores a 78 milhões já tiveram que enviar suas informações ao e-social em 28 de fevereiro deste ano. Logo em seguida, no dia 1º de março as informações de todos os trabalhadores destas empresas também deveriam ter sido enviadas.

Para ficar mais claro, as informações que os empregadores destas grandes empresas precisam enviar de seus funcionários são demissões, afastamentos e admissões. São os chamados “eventos não periódicos”. O prazo tem que ser cumprido pois haverá multa e penalização para aquelas empresas que não o fizerem.

A partir de maio as folhas de pagamento de todos os trabalhadores deverão obrigatoriamente serem enviadas, e em Julho haverá a substituição da Guia de Informações à Previdência Social (GFIP), e toda compensação cruzada.

Por fim, a última fase acontecerá em janeiro de 2019 quando as informações enviadas serão referente ao INSS, constando todos os dados de segurança e saúde de cada trabalhador destas grandes empresas. Desta forma, tendo cumprido todas as fases, as empresas com esta receita superior a 78 milhões terão implementado e-social por completo.

Segunda etapa do E-social: demais empresas privadas

A segunda etapa consiste na execução do e-social em todas as demais empresas privadas que não se encaixam no quesito do valor de faturamento anual. Isso incluirá empresas simples, MEIs e pessoas físicas que possuam empregados, é claro.

Da mesma forma, a primeira fase é enviar as informações relativas a empresa que são os cadastros e tabelas, porém para estas empresas o envio será no mês de julho. Logo após, seguindo o cronograma, em setembro será o momento de fornecer os dados de eventos não periódicos. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre quais são eles, os mais comuns são:

  • admissão;
  • demissão
  • alteração de dados cadastrais;
  • aviso prévio;
  • desligamento;
  • reintegração;

Assim, depois de enviados, em novembro será a vez da obrigatoriedade do envio das folhas de pagamento dos funcionários, da mesma forma que foi feita na etapa das grandes empresas. Por fim, em janeiro de 2019 serão enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador e haverá também a substituição da GFIP.

Terceira etapa do E-social: entidades públicas

A administração direta também fornecerá os dados para o e-social porém, os cadastros e tabelas iniciais dos empregadores serão enviados em janeiro de 2019. Depois, em março de 2019 serão enviados os mesmos eventos não periódicos dos funcionários.

Em maio de 2019, segue o cronograma com o envio das folhas de pagamento de todos os funcionários e somente em julho de 2019 haverá a substituição da GFIP e o envio dos dados de segurança e saúde de todos os trabalhadores dos entes públicos.

Sabendo como se dará a efetivação do e-social neste ano de 2018 até 2019, ainda está em tempo de buscar ajuda de quem está apto a cuidar de cada detalhe para enviar as informações da sua empresa de forma organizada, detalhada e precisa.

Precisa de ajuda?

Estamos prontos para atender a quaisquer demandas, e não permitir que sua empresa sofra nenhuma penalidade pelo não fornecimento dos dados no prazo previsto. Será um prazer atendê-lo da melhor forma possível.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares