Diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial
Diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial
postado por CONFIDENCE IT 3 de setembro 2018

Contabilidade financeira e gerencial são ferramentas importantes para um negócio, mas servem a propósitos diferentes. Uma empresa usa a contabilidade para determinar planos operacionais no futuro, para revisar o desempenho passado e verificar as funções atuais do negócio.

A contabilidade gerencial e financeira tem públicos diferentes, já que os investidores geralmente não estão envolvidos nas operações cotidianas da empresa, mas estão preocupados com seu investimento, enquanto os gerentes precisam de informações rapidamente para tomar decisões comerciais diárias.

Contabilidade Financeira

A contabilidade financeira é usada para apresentar a saúde financeira de uma organização às partes interessadas externas. Conselho de administração, acionistas, instituições financeiras e outros investidores são o público dos relatórios de contabilidade financeira.

A contabilidade financeira apresenta um período de tempo específico no passado e permite que o público veja como a empresa se saiu. Os relatórios contábeis financeiros devem ser arquivados anualmente e, para as empresas de capital aberto, o relatório anual deve fazer parte do registro público.

Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial é usada pelos gerentes para tomar decisões relativas às operações diárias de um negócio. Baseia-se não no desempenho passado, mas nas tendências atuais e futuras,oque não permite números exatos.

Como os gerentes geralmente precisam tomar decisões operacionais em um curto período de tempo em um ambiente flutuante, a contabilidade gerencial depende muito da previsão de mercados e tendências.

Principais diferenças entre contabilidade financeira e gerencial

A contabilidade gerencial é apresentada internamente, enquanto a contabilidade financeira é destinada a partes interessadas externas. Embora a gestão financeira seja de grande importância para os investidores atuais e potenciais, a contabilidade gerencial é necessária para os gestores tomarem decisões financeiras atuais e futuras.

A contabilidade financeira é precisa e deve aderir aos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos mas a contabilidade gerencial é geralmente mais um palpite ou uma estimativa, já que a maioria dos gerentes não tem tempo para números exatos quando uma decisão precisa ser tomada.

Objetivos delas

Oprincipal objetivo da contabilidade gerencial é produzir informações úteis para uso interno. Os gerentes de negócios coletam informações que estimulam o planejamento estratégico; definir metas realistas; e direcionamento eficiente dos recursos da empresa.

A contabilidade financeira também tem alguns usos internos, mas está muito mais preocupada em informar os que estão fora da empresa. As contas finais, ou demonstrações financeiras, produzidas através da contabilidade financeira são projetadas para divulgar o desempenho dos negócios e a saúde financeira.

Se a contabilidade gerencial é criada para a administração de uma empresa, então a contabilidade financeira é criada para seus investidores, credores e reguladores. Uma curiosidade é que a Contabilidade gerencial fornece à gerência superior relatórios que são orientados para o futuro, enquanto a Contabilidade financeira fornece relatórios baseados em informações históricas.

Não há intervalo de tempo para a produção de demonstrações contábeis gerenciais, mas as demonstrações financeiras contábeis geralmente precisam ser produzidas para o período de 12 meses anteriores.

As duas formas parecem similares, porém, não são. É necessário distinguir e pratica-las cada uma dentro da sua esfera para boa condução da contabilidade de sua empresa.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares