Como liderar bem uma equipe?
Como liderar bem uma equipe?
postado por Mariana Pajuelo 10 de Março 2017

Infelizmente, a escassez de talentos profissionais tem forçado organizações a acelerarem a carreira dos jovens, promovendo-os a chefe antes mesmo de completarem 30 anos. Devido à inexperiência, muitas falham em sua função. Mas não são só os jovens que tropeçam, profissionais mais experientes também perdem a mão com frequência.

Profissionais inspiradores, motivadores, flexíveis, bons comunicadores, gerenciadores de conflitos, planejadores, estrategistas e sobre tudo desenvolvedores, são as particularidades encontradas em um bom líder, que deve saber conduzir, orientar e levar os colaboradores e equipes a desempenharem suas funções e alcançar os resultados esperados.

Além de todos os benefícios, um bom líder evita que tenha uma alta rotatividade dentro da empresa, uma vez que ele será apto para identificar as necessidades de sua equipe, tendo um bom relacionamento com ela e saberá como agir nas mais diversas situações, evitando assim conflitos internos e a desmotivação de seus colaboradores.

Sua concepção de liderança envolve cinco atributos básicos:

1. Caráter. Contempla integridade, coragem e confiabilidade. A expressão-chave é: liderar pelo exemplo.

2. Compromisso. Compreende desejo, foco e impulso. Trata-se de comprometimento com as metas estabelecidas.

3. Competência. Baseia-se no conhecimento e, mais do que isso, na habilidade de processá-lo alcançando a sabedoria. O desejo de aprender deve transformar líderes em eternos estudantes da vida.

4. Comunicação. Deve ser frequente, ou seja, é preferível pecar pelo excesso. Também precisa ser verdadeira, transparente e sensível com as pessoas e as circunstâncias.

5. Interesse. Resumido em uma única palavra: empatia. Seja duro nas questões, ao lidar com problemas, porém brando e flexível ao lidar com as pessoas.

Um líder precisa olhar para frente e prestar atenção onde ele esteve e onde está agora. Ele vê além da situação imediata, pode ver o contexto da jornada inteira. Isso significa que ele precisa compreender o sistema do qual faz parte, ver além do óbvio, sentir como os eventos se conectam a padrões mais profundos, enquanto outros apenas veem acontecimentos isolados. Liderança é um combinação de quem você é, habilidades e talentos que você tem e a sua compreensão da situação ou do contexto em que está. Mesmo tudo isso sendo genérico, o líder juntará esses elementos de forma única.

Com informações do Portal Exame.com

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares