Como fazer gestão da informação no escritório?
Como fazer gestão da informação no escritório?
postado por Mariana Pajuelo 10 de março 2017

Em uma organização, para que a informação seja utilizada estrategicamente, é fundamental que os dados sejam geridos em favor da sobrevivência e competitividade organizacional.

Infelizmente a organização da informação ainda é um recurso inacessível para muitas instituições que não desenvolveram habilidades para capitalizar as informações que detêm ou têm acesso. Por essa razão, a Confidence oferece soluções que maximizam recursos, em que os profissionais, por meio de suas atividades e produção, possam melhor compartilhar a informação. Com isso, serão criados ativos de conhecimento e informação que produzirão ambientes de aprendizagem que tragam maiores vantagens às organizações.

O objetivo da gestão da informação, em especial em escritórios contábeis, é fazer com que as informações cheguem às pessoas que necessitam delas para tomar decisões no momento certo. A gestão da informação é classificada em algumas etapas:

Busca – escolha de fontes de informações confiáveis que se enquadrem nos critérios de qualidade da informação definidos pelo profissional da informação junto ao cliente (ou usuário);

Identificação – utilizar informações relevantes que atendam às necessidades do cliente (ou usuário);

Classificação – agrupar as informações de acordo com as características e propriedades identificadas, para facilitar o tratamento e processamento;

Processamento – tratar a informação, adequando-a ao melhor formato para facilitar o seu uso e compreensão;

Armazenamento – utilizando-se técnicas de classificação e processamento, armazenar as informações para facilitar o seu acesso quando necessário. Esta etapa somente é realizada quando há um propósito especificado, pois muitas vezes a informação é de uso imediato e perde seu valor quando não utilizada no momento certo.

Disseminação – fazer com que a informação chegue a quem precisa dela no momento certo.

Como segurança da informação, é importante ressaltar que não é aconselhável preencher cadastros em sites desconhecidos ou não confiáveis. Essas informações podem ser utilizadas com vários intuitos, inclusive para o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas conhecidas como SPAM ou até mesmo em sequestros falsos.

Imagem: Designed by Freepik

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares