Projetando um software de sucesso
Projetando um software de sucesso
postado por Confidence IT 10 de setembro 2018

Como desenvolver um software de sucesso? Existem 3 atributos necessários para um projeto de software ter sucesso: Tempo, Dinheiro e Qualidade. O tempo é um recurso necessário construir qualquer projeto. Sem tempo, nada pode ser feito. Por ser um recurso limitado e finito, a única maneira de conseguir mais é esperar.

O dinheiro também é um recurso. É necessário pagar aos desenvolvedores. Sem dinheiro, você não pode permitir que ninguém (nem mesmo você mesmo) construa nada.

Qualidade também é uma característica do software necessária para garantir que ele possa resistir à mudança sem consumir mais recursos do que o necessário. Sem qualidade, você não pode ter sustentabilidade a longo prazo.

Por esta razão, este artigo mostrará os ajustes necessários para equilibrar tempo, dinheiro e qualidade no projeto de um software para que nenhuma destas importantes características seja sacrificada, resultando em um software de pouca qualidade.

Qualidade

A qualidade é a coisa mais difícil de conseguir em um projeto de software. É um subproduto do conhecimento tácito. Em detrimento da qualidade alguns podem prezar o dinheiro e o tempo e assim a qualidade que tanto se espera fica em segundo plano.

A baixa qualidade significa um design pobre que terá que ser corrigido mais tarde por desenvolvedores mais experientes. Com o tempo, esses desenvolvedores ficam frustrados porque precisam consertar os erros de outra pessoa repetidamente para cada projeto em que participam.

Dinheiro

As startups têm uma quantidade limitada de dinheiro e, portanto, menos tempo para se tornar lucrativas. Se demoram muito, podem perder o mercado ou ser retirados pela concorrência. Devido ao modo como a economia funciona, se uma Startup investe em qualidade quando tem menos tempo e dinheiro, ela pode ficar sem recursos e não conseguir construir tração a curto prazo.

Para sacrificar a qualidade, eles precisam contratar desenvolvedores júnior inexperientes que podem fazer as coisas de maneira mais rápida e barata com o custo da qualidade. Uma vez que eles tenham tração, eles podem contratar desenvolvedores seniores mais experientes e caros.

Tempo

À medida que a qualidade é reduzida, aumenta a quantidade de tempo e dinheiro necessários para desenvolver um software. Quanto mais tempo se leva mais ironicamente o que o projeto se propõe a fazer pode restar obsoleto e isso também um perigo para empresas que estão iniciando.

Neste ponto, eles têm renda passiva suficiente para manter o software funcionando e ganhar dinheiro. Um projeto de software é muito fácil de escalar para um nível lucrativo, mesmo que seja mal projetado. Você só precisa de mais usuários para participar e energia para executá-lo. No entanto, se for construído com baixa qualidade, melhorias e novos recursos começarão a consumir uma quantidade insana de tempo e dinheiro.

Resolução do problema

É claro que não viemos aqui somente dizer que pequenas empresas possuem um problema para projetar seus softwares. Também temos o caminho para ter sucesso mesmo em meio a estes obstáculos.

Monte um triangulo com estes três elementos que temos. Neste triangulo, identifique qual o elemento considerável imutável. Por exemplo, se sua empresa possui um orçamento apertado, dinheiro pode ser o elemento fixo do triangulo.

Agora, a ordem é trabalhar flexivelmente com os dois restantes. Veja bem, flexibilidade não é sacrifício. Não precisamos perder a qualidade e o tempo. Você pode otimizar algumas tarefas para poder ganhar mais tempo, pode delegar funções e somar opiniões para adquirir qualidade. O Importante é não perder de vista que estes três elementos podem estar unidos em harmonia no mesmo projeto.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares