Como os investidores avaliam o financeiro de sua empresa?
Como os investidores avaliam o financeiro de sua empresa?
postado por Confidence IT 5 de setembro 2018

Os investidores precisam fazer uma avaliação financeira das empresas, para conseguir entender e valorizar a mesma. E felizmente, isso não é tão difícil quanto parece.

Se você pedir dinheiro emprestado de um banco, terá que listar o valor de todos os seus ativos significativos, bem como todos os seus passivos significativos. Seu banco usa essas informações para avaliar a força de sua posição financeira.

Ele analisa a qualidade dos ativos, como seu carro e sua casa, e coloca uma avaliação conservadora sobre eles. O banco também garante que todos os passivos, tais como hipotecas e dívidas de cartão de crédito, sejam adequadamente divulgados e totalmente valorizados.

O valor total de todos os ativos menos o valor total de todos os passivos dá o seu patrimônio líquido ou patrimônio líquido. A avaliação da posição financeira de uma companhia listada é bastante semelhante, exceto que os investidores precisam dar outro passo e considerar a posição financeira em relação ao valor de mercado. Por esta razão, vamos dar uma olhada como esta análise é feita nas empresas.

Tudo começa com o balanço

Assim como sua própria posição financeira, a posição financeira de uma empresa é definida por seus ativos e passivos. A posição financeira de uma empresa também inclui patrimônio líquido. Todas essas informações são apresentadas aos acionistas no balanço patrimonial.

Vamos supor que estamos examinando as demonstrações financeiras do varejista fictício de capital aberto de uma loja de roupas para avaliar sua posição financeira. Para fazer isso, examinamos o relatório anual da empresa, que geralmente pode ser baixado do site da empresa.

O formato padrão para o balanço patrimonial é o ativo, seguido pelo passivo e depois pelo patrimônio líquido.

Ativos e Passivos circulantes

Ativos e passivos são divididos em itens circulantes e não circulantes. Os ativos ou passivos correntes são aqueles com uma vida esperada de menos de 12 meses. Por exemplo, suponha que os estoques informados pela loja de roupas em 31 de dezembro de 2017 sejam vendidos no ano seguinte, quando o nível de estoque cairá e o montante em dinheiro aumentará.

Como a maioria dos outros varejistas, o estoque da loja de roupas representa uma grande proporção de seus ativos atuais e, portanto, deve ser cuidadosamente examinado. Como o estoque exige um investimento real de capital precioso, as empresas tentarão minimizar o valor do estoque para um determinado nível de vendas ou maximizar o nível de vendas para um determinado nível de estoque.

Assim, se a loja de roupas vir uma queda de 20% no valor do estoque, juntamente a um salto de 23% nas vendas em relação ao ano anterior, isso é um sinal de que eles estão gerenciando seu estoque de forma relativamente boa. Essa redução contribui positivamente para os fluxos de caixa operacionais da empresa.

Os indicadores

O índice atual – que é o total de ativos circulantes dividido pelo passivo circulante total – é comumente usado por analistas para avaliar a capacidade de uma empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo.

Uma taxa atual aceitável varia entre os setores, mas não deve ser tão baixa que sugira insolvência iminente, ou tão alta que indique um acúmulo desnecessário de dinheiro, recebíveis ou estoque.

Como qualquer forma de análise de proporção, a avaliação da relação atual de uma empresa deve ocorrer em relação ao passado.

A posição financeira de uma empresa informa aos investidores sobre seu bem-estar geral. Um estudo sobre o assunto é essencial para qualquer investidor sério que queira entender e valorizar adequadamente uma empresa.

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares