10 cuidados que você/sua empresa deve ter ao escolher uma solução fiscal Compliance
10 cuidados que você/sua empresa deve ter ao escolher uma solução fiscal Compliance
postado por CONFIDENCE IT 5 de junho 2017

Uma solução fiscal Compliance é uma das formas de otimizar a gestão de um negócio, contribuindo para reduzir os riscos de ocorrer qualquer autuação por parte da Receita Federal. Todo gestor sabe que as inúmeras obrigações impostas pelo Fisco brasileiro podem tornar a administração de uma empresa uma tarefa muito difícil, por isso é importante contar com mecanismos que ajudem a simplificá-la!

A automação do seu negócio é, portanto, muito importante. Ao adquirir produtos e serviços tecnológicos como a solução fiscal em nuvem, a inteligência fiscal e os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), sua empresa se mantém mais competitiva no mercado. É preciso, entretanto, ter cuidados ao escolher uma solução fiscal. Veja nossas dicas!

Escolha um fornecedor referência no mercado

O gestor deve escolher uma empresa que possui credibilidade no mercado e boas referências no tocante à solução que precisa. Isso significa que o produto é bom, que há investimento em pesquisa e desenvolvimento, caso contrário o fornecedor não teria se mantido em posição de destaque no mercado.

Escolha uma solução que ofereça complementos

Se você encontrar um fornecedor referência no mercado com preço acessível, ótimo. Porém, veja se a solução fiscal que ele oferece possui produtos complementares, que se integram facilmente entre si.

Quando você adquire um ERP que possui produtos relacionados, é uma grande vantagem na administração fiscal, pois possibilita a futura adoção de outras ferramentas cuja integração ao ERP é facilitada.

Procure por uma solução fiscal moderna

Um produto moderno e atualizado, com linguagem de programação avançada é imprescindível para o desempenho da gestão fiscal. Muitos gestores que possuem ERP mais antigo reclamam que as linguagens ultrapassadas, além de atrapalhar a administração e a produtividade, aumentam os custos.

Por isso, quando for escolher uma solução fiscal, opte por uma que seja compatível com os diversos sistemas operacionais, com os bancos de dados do mercado e com as plataformas tecnológicas. Além de se compatibilizar com outras soluções, um produto que possibilita o uso de tecnologia móvel é uma grande vantagem, por trazer maior produtividade aos usuários e facilitar a integração.

Escolha uma solução fiscal atualizada

Sabe-se que aqueles que não agem dentro das normas atualizadas têm muitas chances de sofrer autuações do Fisco. Por isso, procure por uma solução fiscal Compliance que tenha as regras fiscais atualizadas incluídas no programa para evitar riscos desnecessários.

Opte por um programa intuitivo e flexível

Não se pode exigir que todo administrador possua conhecimentos avançados de computação. Por isso, é interessante escolher um programa cuja interface gráfica seja intuitiva e agradável, para que o gestor não tenha dificuldades ao manejá-lo.

Além disso, um produto parametrizável (se adequa a diferentes padrões) traz maior economia para a empresa, uma vez que é possível modificar processos no futuro.

Opte por uma solução adequada aos seus processos

De nada adianta encontrar uma solução que reúna todas as características que citamos anteriormente se ela não se adequar aos processos administrativos de sua empresa. Cada negócio possui particularidades próprias da atividade, e o produto escolhido deve ser coerente com isso.

Portanto, cuidado na hora de comprar uma solução: verifique as necessidades dos usuários e como ela pode atendê-las, e as funcionalidades que atenderão às expectativas. Na ausência de processos bem definidos, faça uma breve pesquisa em empresas do mesmo segmento que a sua. Lembre-se de que as deficiências ou a inadequação do software pode causar custos adicionais.

Verifique a qualidade do atendimento ao cliente

A adoção de soluções tecnológicas só é eficiente quando o cliente é atendido com facilidade pelo fornecedor. Apesar das dicas sobre a escolha de um software de fácil manejo, interface gráfica intuitiva e confiável, é preciso ter um modelo de suporte estruturado, com respostas rápidas para que o gestor da empresa não seja prejudicado em suas funções.

Portanto, verifique se o fornecedor possui uma equipe com profissionais qualificados, que sabem lidar com qualquer tipo de empresa, com diversos ambientes virtuais e que sabem dar suporte em tudo o que for relativo ao software. Como dito acima, nem todo administrador possui vastos conhecimentos nessa área, por isso o suporte é tão importante!

 

Se você ainda não possui uma solução fiscal Compliance, siga nossas dicas com esses cuidados na hora de escolher!

 
   
 
Entre em contato com nossa equipe(011) 3522-3131ou preencha nosso formulário que entramos em contato. Clique aqui
 
 
 
shares